ESTIMULANDO O INVESTIMENTO NO SETOR PRODUTIVO VIA RENÚNCIAS FISCAIS: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Abstract
A renúncia fiscal relacionada ao ICMS é um instrumento de apoio ao crescimento do setor produtivo, pois gera uma redução dos custos de implantação e expansão dos empreendimentos beneficiados. Isto evidencia a importância de avançar na análise dos custos e benefícios relacionados à utilização deste instrumento. O ob-jetivo do trabalho é evidenciar as principais características, vantagens e desvantagens desse instrumento. Para ilustrar são apresentados dados do PRODEPE em conjunto com dados da RAIS. A análise dos mesmos parece indicar uma relação positiva entre a concessão de incentivos fiscais e o aumento do emprego local. Contudo, apesar dos resultados positivos, não é possível afirmar qual a causalidade entre os mesmos. Além disto, este tipo de política necessita de ações complementares para dinamizar a econo-mia e contribuir para o seu crescimento de longo prazo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-09
How to Cite
LIMA, A. C. da C.; LIMA, J. P. R. ESTIMULANDO O INVESTIMENTO NO SETOR PRODUTIVO VIA RENÚNCIAS FISCAIS: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/43. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.