ADENSAMENTO URBANO COMO CONDICIONANTE DA MOBILIDADE: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

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Marina Rogério de Melo Barbosa
Raul da Mota Silveira Neto

Resumo

A Região Metropolitana do Recife (RMR) apresentou a maior elevação do tempo de commuting entre todas as demais regiões metropolitanas do Brasil entre 2003 e 2013, período de forte aumento na sua densidade urbana. O presente trabalho fornece evidências a respeito da influência do adensamento urbano sobre o tempo de commuting na referida Região Metropolitana, através do estudo do tempo de deslocamento casa-trabalho dos empregados. Os resultados são obtidos usando modelos de econometria espacial aplicados aos dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para as Áreas de Ponderação. São considerados o Modelo Espacial de Durbin (Spatial Durbin Model – SDM) e o Modelo de Erro Espacial (Spatial Error Model - SEM). A principal evidência indica que a densidade local tem uma influência positiva e significante no tempo de commuting das Áreas de Ponderação da RMR, resultado consistente com a presença de externalidades negativas derivadas da congestão no uso do espaço público nessas localidades. Tal resultado é, além disso, robusto e está sempre presente mesmo com a consideração da influência de variáveis tradicionalmente associadas ao tempo de commuting nos centros urbanos, como, por exemplo, a renda e a distância ao Centro.

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Como Citar
BARBOSA, M. R. DE M.; SILVEIRA NETO, R. DA M. ADENSAMENTO URBANO COMO CONDICIONANTE DA MOBILIDADE: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, v. 11, n. 2, p. 233-250, 12 jul. 2017.
Seção
Artigos