ADENSAMENTO URBANO COMO CONDICIONANTE DA MOBILIDADE: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Autores

  • Marina Rogério de Melo Barbosa PIMES/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Raul da Mota Silveira Neto PIMES/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A Região Metropolitana do Recife (RMR) apresentou a maior elevação do tempo de commuting entre todas as demais regiões metropolitanas do Brasil entre 2003 e 2013, período de forte aumento na sua densidade urbana. O presente trabalho fornece evidências a respeito da influência do adensamento urbano sobre o tempo de commuting na referida Região Metropolitana, através do estudo do tempo de deslocamento casa-trabalho dos empregados. Os resultados são obtidos usando modelos de econometria espacial aplicados aos dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para as Áreas de Ponderação. São considerados o Modelo Espacial de Durbin (Spatial Durbin Model – SDM) e o Modelo de Erro Espacial (Spatial Error Model - SEM). A principal evidência indica que a densidade local tem uma influência positiva e significante no tempo de commuting das Áreas de Ponderação da RMR, resultado consistente com a presença de externalidades negativas derivadas da congestão no uso do espaço público nessas localidades. Tal resultado é, além disso, robusto e está sempre presente mesmo com a consideração da influência de variáveis tradicionalmente associadas ao tempo de commuting nos centros urbanos, como, por exemplo, a renda e a distância ao Centro.

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

BARBOSA, M. R. de M.; SILVEIRA NETO, R. da M. ADENSAMENTO URBANO COMO CONDICIONANTE DA MOBILIDADE: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 233–250, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/209. Acesso em: 21 nov. 2024.
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