A CONTRIBUIÇÃO DAS DESPESAS PÚBLICAS COM SAÚDE PARA O NÍVEL DE RENDA PER CAPITA DAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE ENTRE OS ANOS DE 2002 E 2011

Autores

  • André Felipe Danelon Universidade de São Paulo - ESALQ/USP
  • Humberto Francisco Silva Spolador Universidade de São Paulo - ESALQ/USP
  • Alexandre Nunes de Almeida Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Resumo

As diferenças de nível de renda entre países ricos e países pobres estão entre os temas centrais de pesquisas sobre desenvolvimento econômico. Entre as razões para que tais diferenças persistam, destaca-se a desigualdade das condições de saúde a que diferentes populações estão expostas. De fato, o nível de saúde de uma população pode determinar desde o tamanho populacional até a acumulação de capital humano por meio da escolaridade. Apesar de ser amplamente aceito que a saúde é elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, seja ele um elemento necessário ou um objetivo do desenvolvimento, as formas de sua mensuração para a correta estimação de seus impactos sobre a renda ainda são alvo de investigação pelos economistas. Neste trabalho, especificamente, tem-se como objetivo estimar os potenciais impactos das despesas públicas municipais com saúde sobre o PIB per capita, considerando as microrregiões do estado de São Paulo, no período de 2002 a 2011. Para tanto, foi realizada uma análise com dados em painel, a partir de informações municipais agregadas em nível microrregional. Os principais resultados do artigo mostram que as despesas públicas municipais com saúde possuem efeito positivo e estatisticamente significativo sobre o PIB per capita das microrregiões do estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Danelon, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Mestrando em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Bacharel em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Agricultura - "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP (2015). Atua em pesquisas na área de crescimento e desenvolvimento econômico.

Humberto Francisco Silva Spolador, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2006), e pós-doutorado pela University of Minnesota (2011-2012). Atua na área de Economia, com ênfase em Agricultura, Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Alexandre Nunes de Almeida, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Economia Aplicada pela ESALQ, Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Agricultural and Resource Economics pela University of Connecticut (2010), EUA. Atua nas áreas de economia do meio ambiente e dos recursos naturais, mercado de trabalho e economia do consumidor. Tem experiência com o uso dos microdados das LSMS-World Bank, POFs, Censos e PNADs do IBGE, e métodos quantitativos com ênfase em econometria não-paramétrica e semiparamétrica aplicada.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

DANELON, A. F.; SPOLADOR, H. F. S.; ALMEIDA, A. N. de. A CONTRIBUIÇÃO DAS DESPESAS PÚBLICAS COM SAÚDE PARA O NÍVEL DE RENDA PER CAPITA DAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE ENTRE OS ANOS DE 2002 E 2011. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 406–423, 2017. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/222. Acesso em: 14 dez. 2024.
Share |