QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MERENDA ESCOLAR E O DESEMPENHO DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS?

Autores

  • Sonia Maria Fonseca Pereira Oliveira Gomes Professora do Núcleo de Gestão do Curso de Economia da UFPE-Caruaru
  • Tiago Cavalcanti Professor da UFPE, Senior Lecturer da Unviersidade de Cambridge e Fellow do Churchill College
  • Andre Matos Magalhaes Professor do Departamento de Economia da UFPE

Resumo

Existe uma carência de estudos no Brasil a respeito dos efeitos da sub-nutrição sobre o desempenho escolar dos estudantes. Fato que é, em parte, explicado pela carência de dados que avalie de forma representativa o estado nutricional dos estudantes no Brasil. Este artigo, contudo utiliza dados de uma pesquisa relativamente recente ASBRAN com informações do perfil nutricional de aproximadamente 20.000 alunos de 1110 escolas públicas brasileiras. A amostra não só representa a população de estudantes de escolas públicas no Brasil, como também as informações levantadas viabilizam o estudo dos objetivos propostos. Completando os dados da ASBRAN são usados dados municipais do IBGE e do IPEA provenientes do Censo 2000 e dados educacionais do INEP 2007. O artigo investiga Qual a relação entre a merenda esco-lar e o desempenho de escolas públicas brasileiras? Os resultados das estimações de impacto do PNAE sobre o desempenho da escola não são conclusivos para a maioria das variáveis testadas. No que diz respeito ao desempenho da escola em testes de pro-ficiência, não parece existir correlação entre a performance da instituição de ensino e o estado nutricional do aluno.

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Publicado

2015-02-09

Como Citar

GOMES, S. M. F. P. O.; CAVALCANTI, T.; MAGALHAES, A. M. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MERENDA ESCOLAR E O DESEMPENHO DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS?. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/47. Acesso em: 16 jul. 2024.
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