QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MERENDA ESCOLAR E O DESEMPENHO DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS?
Abstract
Existe uma carência de estudos no Brasil a respeito dos efeitos da sub-nutrição sobre o desempenho escolar dos estudantes. Fato que é, em parte, explicado pela carência de dados que avalie de forma representativa o estado nutricional dos estudantes no Brasil. Este artigo, contudo utiliza dados de uma pesquisa relativamente recente ASBRAN com informações do perfil nutricional de aproximadamente 20.000 alunos de 1110 escolas públicas brasileiras. A amostra não só representa a população de estudantes de escolas públicas no Brasil, como também as informações levantadas viabilizam o estudo dos objetivos propostos. Completando os dados da ASBRAN são usados dados municipais do IBGE e do IPEA provenientes do Censo 2000 e dados educacionais do INEP 2007. O artigo investiga Qual a relação entre a merenda esco-lar e o desempenho de escolas públicas brasileiras? Os resultados das estimações de impacto do PNAE sobre o desempenho da escola não são conclusivos para a maioria das variáveis testadas. No que diz respeito ao desempenho da escola em testes de pro-ficiência, não parece existir correlação entre a performance da instituição de ensino e o estado nutricional do aluno.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-09
How to Cite
GOMES, S. M. F. P. O.; CAVALCANTI, T.; MAGALHAES, A. M. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MERENDA ESCOLAR E O DESEMPENHO DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS?. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/47. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.