ESTRUTURA PRODUTIVA DO PARÁ E SUA INTER-RELAÇÃO COM O RESTANTE DA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO
Resumo
A pesquisa tem como principal objetivo realizar uma análise estrutural da economia do Pará, preenchendo uma lacuna das pesquisas sobre a região. A análise, que inclui as relações do estado do Pará com o restante do país, foi possibilitada pela construção da matriz de insumo-produto de ano de referência, 2004. Os principais resultados mostraram que existe alta dependência do sistema produtivo do estado do Pará de bens e serviços para consumo intermediário do restante do país gerando alto transbordamento do efeito multiplicador de emprego, produção e valor adicionado, o que indica a necessidade de estímulo à indústria local de bens e serviços de consumo intermediário. Os setores com maiores valores do multiplicador de produção no Pará são Pecuária e pesca, Alimentos e bebidas, Artigos do vestuário e acessórios e Artefatos de couro e calçados. Setores do agronegócio, turismo e educação apresentam alta capacidade de geração de empregos, tais como Agricultura, silvicultura e exploração florestal, Pecuária e pesca, Artigos do vestuário e acessórios, Serviços de alojamento e alimentação, Outros serviços e Educação pública. Os produtos exportados para o exterior e restante do país apresentam baixo valor agregado indicando a necessidade de investimento no setor agroindustrial. Os setores que apresentam os maiores valores do multiplicador de valor adicionado são Educação pública, Administração pública e seguridade social, Outros serviços e Educação mercantil, porém, estes também apresentam alto efeito transbordamento. Investimento em educação pública gera alto retorno em geração de emprego e valor adicionado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-04
Como Citar
FILHO, U. A. S.; GUILHOTO, J. J. M. ESTRUTURA PRODUTIVA DO PARÁ E SUA INTER-RELAÇÃO COM O RESTANTE DA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 81–104, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/52. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.