MATRIZ DE INSUMO-PRODUTO DE ARAPONGAS/PR: PERSPECTIVAS DE UMA NOVA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Paulo Rogerio Alves Brene Professor do Departamento de Economia UENP/Cornélio Procópio e Doutorando em Desenvolvimento Econômico no PPGDE/UFPR
  • Umberto Antonio Sesso Filho Professor do Departamento de Economia da UEL
  • Rossana Lott Rodrigues Professora do Departamento de Economia da UEL
  • Armando Joao Dalla Costa Professor do Departamento de Economia da UFPR

Resumo

O objetivo do estudo é estimar a matriz de insumo-produto do Município de Arapongas/PR para o ano de 2007, identificando os setores-chaves para o desenvolvimento econômico e social. Foi utilizada a metodologia de Guilhoto e Sesso Filho (2005a ou b) para o ano de 2007, com base nos dados do IBGE e RAIS, sendo, pre-liminarmente apresentada uma visão do setor de móveis. Como resultado, observou-se que, o setor de madeira e móveis é importante em produção e emprego globais, porém, não aparece como maior gerador das variáveis analisadas (multiplicador de produção, renda e emprego). Não obstante, as simulações realizadas evidenciaram que os setores madeira e móveis e comercio devem ser alvo de políticas públicas pelo potencial de crescimento e interligação que demonstraram possuir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-09

Como Citar

BRENE, P. R. A.; FILHO, U. A. S.; RODRIGUES, R. L.; COSTA, A. J. D. MATRIZ DE INSUMO-PRODUTO DE ARAPONGAS/PR: PERSPECTIVAS DE UMA NOVA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/46. Acesso em: 19 abr. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)