Impactos locais do apoio a cooperativas de crédito: Uma avaliação do BNDES Procapcred no contexto da Covid-19

Autores

  • Ricardo Agostini Martini Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
  • Raphael Simas Zylberberg BNDES
  • Luciano Machado BNDES
  • João Pedro de Matos D’Assumpção UFF e BNDES

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v18i2.940

Palavras-chave:

Cooperativas de crédito, Avaliação de impacto, BNDES

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar os impactos locais de uma política pública de fortalecimento de cooperativas de crédito no Brasil. Para isso, foram usados dados dos financiamentos do programa BNDES Procapcred no contexto da crise econômica da Covid-19 (2020-21) no nível dos municípios e dados do Banco Central do Brasil sobre cooperados por município. A análise compara as trajetórias de variáveis dos cooperados nos municípios beneficiados com as trajetórias de municípios similares não apoiados, mas com cooperativas de crédito (elegíveis ao programa). O artigo utilizou a metodologia de Diferença em Diferenças combinada com estimadores baseados em propensity score matching para observar os efeitos do programa sobre as variáveis de cooperados e sobre o crédito bancário. Observaram-se resultados positivos do apoio no número de cooperados com operações de crédito e no número de cooperados com depósitos a prazo nos municípios apoiados, sobretudo em relação a cooperados pessoas físicas. Os efeitos foram mais fortes em municípios mais dependentes de serviços de outras localidades e naqueles com mercado de crédito bancário menos profundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Agostini Martini, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Economista do Departamento de Efetividade e Pesquisa Econômica (DEPEC), da Área de Planejamento  (AP) do BNDES. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Mestre em Economia pelo Cedeplar-UFMG (2009).

Raphael Simas Zylberberg, BNDES

Economista do BNDES. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2008).

Luciano Machado, BNDES

Economista do BNDES. Mestre em Economia pela Cedeplar-UFMG (2010) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2007).

João Pedro de Matos D’Assumpção, UFF e BNDES

Graduando em Estatística pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2024-05-19

Como Citar

AGOSTINI MARTINI, R.; SIMAS ZYLBERBERG, R.; MACHADO, L.; DE MATOS D’ASSUMPÇÃO, J. P. Impactos locais do apoio a cooperativas de crédito: Uma avaliação do BNDES Procapcred no contexto da Covid-19. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 291–315, 2024. DOI: 10.54766/rberu.v18i2.940. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/940. Acesso em: 18 jul. 2024.
Share |