O PADRÃO ESPACIAL DAS ATIVIDADES INTENSIVAS EM TECNOLOGIA NAS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS ENTRE OS ANOS 2006 E 2010
Resumo
O objetivo geral deste artigo é analisar o comportamento espacial das atividades intensivas em tecnologia nas microrregiões brasileiras entre os anos 2006 e 2010. Para tal, o estudo utiliza dados de emprego formal para um conjunto de 676 classes de atividades econômicas, distribuídos nas 558 microrregiões brasileiras. O estudo realiza a construção de um indicador de potencial de inovação para cada uma das microrregiões e verifica, de forma exploratória, as suas correlações com indicadores de especialização produtiva e de desempenho econômico regional. Os resultados apontam para existência de uma relativa concentração das atividades intensivas em tecnologia no Brasil, principalmente na região Sudeste. O indicador de potencial de inovação apresenta uma associação espacial positiva com o desenvolvimento local. Por fim, as microrregiões com uma estrutura produtiva menos especializada apresentaram melhores resultados no indicador de potencial de inovação regional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-10
Como Citar
SCHERER, W. J. G.; FOCHEZATTO, A. O PADRÃO ESPACIAL DAS ATIVIDADES INTENSIVAS EM TECNOLOGIA NAS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS ENTRE OS ANOS 2006 E 2010. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–15, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/97. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.