CONDICIONANTES DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE REGIONAL
Abstract
O objetivo deste estudo é avaliar as características socioeconômicas e geográficas que determinam o perfil do indivíduo empreendedor das cinco regiões brasileiras. Para isso, utilizou-se a base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2014, e, por fim, estima-se um modelo de probabilidade com distribuição normal probit, cujo objetivo é encontrar relações de condicionamento e probabilidade entre as características individuais e a escolha ocupacional empreendedora. Os resultados demonstraram que a educação exerce papeis opostos sobre a decisão empreendedora, uma vez que o acréscimo de anos de estudo favorece um aumento na probabilidade de um indivíduo se tornar empregador, bem como reduz a probabilidade de o indivíduo ser autônomo. Além disso, a região Norte do Brasil apresenta maior sensibilidade dos acréscimos educacionais sobre a probabilidade dos indivíduos se tornarem empreendedores. Por fim, o estudo contribui para a literatura trazendo uma abordagem quantitativa e uma análise regional para se discutir a escolha da ocupação empreendedora.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.