A NOVA CLASSE MÉDIA: ALTERAÇÕES DE CONSUMO E SEUS EFEITOS REGIONAIS
Abstract
A partir de dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) de 2002-03 e 2008-09, pretende-se mensurar as alterações na composição do consumo por classe de renda no Brasil. Os resultados mostram um crescimento homogêneo e expressivo na participação da classe C no consumo na maioria dos setores de atividade e em todas as cinco macro-regiões. Em seguida, com o auxílio de uma Matriz Insumo-Produto Inter-Regional (2004), verificam-se quais as regiões e setores que estão sendo beneficiados pela ascensão de renda da classe C. Os resultados a nível nacional mostram que a ascensão dessa classe no período analisado entre 2002 e 2008, tem impacto maior nos setores de Serviços Privados, Produtos Alimentícios, Químicos e Farmacêuticos e Agropecuária. A nível regional, o destaque é para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde os ganhos de participação na renda gerada são maiores, em pontos percentuais. Em termos absolutos, o Sudeste é expressivamente o maior destino dos vazamentos da renda decorrentes da alteração da composição no consumo das famílias da classe C.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.