Análise espacial do crescimento econômico e das exportações por intensidade tecnológica das microrregiões nordestinas no período de 2010 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v17i4.1013Palavras-chave:
Crescimento Econômico, Exportações, Microrregiões NordestinasResumo
O presente estudo possuiu o objetivo de analisar o impacto das exportações por intensidade tecnológica no crescimento econômico das microrregiões do Nordeste durante os anos de 2010 a 2016. Para tanto, foi aplicada a análise exploratória dos dados espaciais (AEDE) e estimado o modelo de Cuaresma e Wörz (2005) por meio de dados em painel espacial utilizando efeitos fixos. A pesquisa apontou que as exportações da região Nordeste se concentram em torno de bens com baixa intensidade tecnológica, os quais apresentam pequeno valor agregado e baixa produtividade. Além disso, foi identificado no modelo estimado que o crescimento econômico é reduzido à medida que as exportações de baixo conteúdo tecnológico aumentam, em conformidade com Cuaresma e Wörz (2005).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ABER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.