Os Custos de Comércio sobre as Exportações das Regiões do Brasil: Análise através de Painel Gravitacional no Período de 2006 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v14i2.595Palavras-chave:
Custos de comércio, Regiões do Brasil, Agropecuária, ManufaturaResumo
O objetivo do presente artigo é analisar os efeitos dos custos de comércio sobre as exportações de produtos agropecuários e manufaturados das regiões do Brasil, no período de 2006 a 2015. Para isso, foi utilizado o custo bilateral total de comércio entre o Brasil e os seus parceiros comerciais, desagregado em custos tarifários e não tarifários calculados pela equação invertida de Novy e obtidos no site da Economic and Social Commission for Ásia and the Pacific (ESCAP). Além disso, foram utilizados como custos os números de documentos e o tempo em dias necessários para a comercialização de produtos, obtidos no Doing Business. O método de análise utilizado foi o modelo gravitacional aumentado do comércio estimado por meio do PPML - efeitos fixos, com uma amostra de 86 parceiros comerciais, que representaram cerca de 90% das exportações das regiões brasileiras, no período de 2006 a 2015. Os resultados obtidos evidenciaram efeitos diferentes dos custos de comércio sobre os setores agropecuários e manufaturados e sobre as regiões brasileiras, verificou-se ainda que os custos tarifários pouco afetaram as exportações na maioria das regiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ABER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.