Análise dos Impactos dos Acordos de Complementação Econômica entre Brasil e México

Autores

  • Fernanda Cigainski Lisbinski UFSM
  • Elisangela Gelatti Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Évilly Carine Dias Bezerra UFSM
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Ricardo Feistel UFSM

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v14i2.658

Palavras-chave:

Comércio internacional, Modelo de equilíbrio geral computável, International trade

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os potenciais impactos do acordo de complementação econômica (ACE nº 53 e ACE nº 55) nos fluxos comerciais da economia brasileira. Neste sentido, buscou-se fazer uma síntese das relações comerciais entre Brasil e México e simular cenários do acordo de complementação econômica Brasil e México com redução de 50% e 100% das tarifas. Os setores foram classificados com base no grau de intensidade tecnológica conforme os critérios estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), isolando o setor de veículos. O Modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC) foi usado para a simulação, utilizando a base de dados Global Trade Analysis Project (GTAP), versão 9. Os resultados revelaram, em ambos os cenários analisados, dois grandes benefícios para o Brasil. O primeiro se deve ao aumento das exportações e importações de produtos do setor de veículos e de média-alta e alta intensidade tecnológica, diminuindo a exportação de commodities, o que estimularia a produção industrial brasileira. O segundo ganho seria o aumento do bem-estar, principalmente por causa do aumento da eficiência alocativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cigainski Lisbinski, UFSM

Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista da Capes, e-mail: fernandacl32@hotmail.com.

Elisangela Gelatti , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutoranda em Economia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e-mail: elisangelagelatti@hotmail.com.

Évilly Carine Dias Bezerra, UFSM

Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista da Capes, e-mail: evillycarine@hotmail.com.

Daniel Arruda Coronel , Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente do mestrado em economia e desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria, e-mail: daniel.coronel@uol.com.br.

Paulo Ricardo Feistel, UFSM

Doutor em Economia Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do mestrado em economia e desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria, e-mail: prfeistel@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

LISBINSKI, F. C. .; GELATTI , E. .; BEZERRA, Évilly C. D. .; CORONEL , D. A.; FEISTEL, P. R. . Análise dos Impactos dos Acordos de Complementação Econômica entre Brasil e México . Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 272–300, 2020. DOI: 10.54766/rberu.v14i2.658. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/658. Acesso em: 20 abr. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)