Índice de desenvolvimento regional do Mato Grosso do Sul-Brasil

Autores

  • Vilmar Nogueira Duarte Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Lucir Reinaldo Alves Professor adjunto do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v16i3.890

Palavras-chave:

Economia regional, Estruturas Produtivas, Índice de desenvolvimento Regional

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar e analisar o Índice de Desenvolvimento Regional (IDRG) das Áreas Mínimas Comparáveis (AMCs) do estado de Mato Grosso do Sul em 2004 e 2016. Utilizou-se a regionalização das Áreas Mínimas Comparáveis (AMCs) para que fosse possível fazer comparações espaciais intertemporais. Foi estimado um Índice de Desenvolvimento Regional (IDRG) para cada AMC para os anos de 2004 e 2016. Os resultados mostram haver no estado uma elevada heterogeneidade em relação tanto aos resultados econômicos quanto aos níveis de desenvolvimento, com as AMCs com perfil mais voltado para a indústria, em especial a indústria de transformação, apresentando estruturas produtivas mais diversificadas e maiores níveis de desenvolvimento. Por outro lado, as AMCs mais voltadas para o meio rural e com alta monoespecialização produtiva na agricultura e pecuária, e que não conseguiram fazer a transição de uma economia agrária para uma economia urbano-industrial, apresentaram baixo nível de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucir Reinaldo Alves, Professor adjunto do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Professor do curso de Ciências Econômicas e Coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. 

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

DUARTE, V. N.; REINALDO ALVES, L. . Índice de desenvolvimento regional do Mato Grosso do Sul-Brasil. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 441–469, 2023. DOI: 10.54766/rberu.v16i3.890. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/890. Acesso em: 22 maio. 2024.
Share |