Modelos para a previsão de alertas de desmatamento na Amazônia Legal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v17i4.979

Palavras-chave:

Arima, Quebras estruturais, Sazonalidade

Resumo

Este estudo buscou selecionar um modelo para a previsão dos alertas de desmatamento na Amazônia legal a partir dos dados gerados pelo monitoramento via satélite do DETER-B, entre agosto de 2015 e abril de 2022. A série temporal de alertas de desmatamento foi analisada e, em seguida, realizaram-se previsões dos alertas de desmatamento, se valendo dos modelos de previsão da classe ARIMA sazonais. Foi identificada a presença de quebra estrutural em maio de 2019 e sazonalidade estocástica. Foram feitas previsões dinâmicas para seis períodos a frente do último valor da amostra, para comparar com os valores de fora da amostra e verificar a qualidade das previsões. As especificações foram precisas em prever os alertas seis meses à frente, indicando que os formuladores de políticas públicas podem criar expectativas razoáveis quanto aos alertas, principalmente, ao permitir a adoção de medidas de cunho preventivo ao desmatamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Gomes Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2021). Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2023). Atualmente é doutorando em Economia Aplicada pela mesma instituição.

Marcelo Dias Paes Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Economia Aplicada pela mesma instituição. Atualmente é Professor no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa e no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Economia dos Recursos Naturais e Ambiental, atuando nos seguintes temas: uso da terra, biocombustíveis, economia da produção, análise da produtividade e desenvolvimento rural.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

GOMES GONÇALVES, I.; DIAS PAES FERREIRA, M. Modelos para a previsão de alertas de desmatamento na Amazônia Legal. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 17, n. 4, 2024. DOI: 10.54766/rberu.v17i4.979. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/979. Acesso em: 18 jul. 2024.
Share |