A INDÚSTRIA DO LAZER NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL
Abstract
O objetivo deste artigo é verificar a distribuição espacial da indústria do lazer no Brasil e investigar a associação entre nível de atividade dessa indústria e o nível de desenvolvimento municipal. Para tanto, são utilizados métodos multivariados como Análise de Componentes Principais e Métodos de Clusters. São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram a mais especializada indústria de lazer do país e constituem o cluster mais importante. Um segundo agrupamento é constituído pela maioria das capitais estaduais e por municípios com grande apelo turístico. Por outro lado, em 80% dos municípios brasileiros essa indústria é incipiente ou inexistente. Observou-se também uma correlação entre nível de desenvolvimento e de atividade no setor de lazer. Tendo em vista que essas atividades são consideradas importantes amenidades urbanas e forças de atração de população, mão-de-obra e renda, esse estudo pode subsidiar a condução de políticas públicas para fomento do setor visando um crescimento ordenado e menos heterogêneo, de modo a não reforçar as disparidades regionais já tão marcantes no país.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-10
How to Cite
RIBEIRO, L. C. S.; NAHAS, M. M. P. L. P.; AMARAL, P. V.; SIMÕES, R. F. A INDÚSTRIA DO LAZER NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 77–91, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/100. Acesso em: 4 dec. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.