ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA INOVAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO
Abstract
O trabalho analisa os principais fatores que determinam o comportamentodas inovações, sendo medida pelas patentes per capita dos 645 municípios paulistas no período entre 1999 e 2001. Tal análise considera o nível de qualificação (graduação, mestrado e doutorado), a distância em relação a capital (São Paulo), o número de unidades locais produtivas, a população ocupada, as exportações e a poupança de cada município. Para tanto, implementa-se, preliminarmente, o conjunto de técnicas da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e, numa etapa posterior, adota-se, por meio de procedimento metodológico, o modelo econométrico de defasagem espacial como o mais adequado para a estimação das inovações tecnológicas em São Paulo. Os resultados indicam a importância dos municípios distantes da capital paulista (interior) e revelam uma estreita relação entre os pesquisadores e o processo de difusão dos transbordamentos de conhecimento, que são visíveis em áreas consideradas como pólos tecnológicos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-06
How to Cite
MONTENEGRO, R. L. G.; JUNIOR, A. A. B. ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA INOVAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/19. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.