Sistema Regional de Inovação: Uma análise sobre as configurações científicas e tecnológicas de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v20i1.1189

Palavras-chave:

Sistemas Regionais de Inovação;, Minas Gerais, Análise de Componentes Principais

Resumo

Tendo em vista o papel da inovação para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, os agentes locais que contribuem para as atividades inovativas precisam ser analisados acuradamente. Isso a fim de que ações sejam tomadas de forma precisa e impulsionem o progresso científico e tecnológico da região estudada. Desse modo, o objetivo do trabalho é dimensionar o sistema regional de inovação de Minas Gerais a partir de uma análise de componentes principais. Os resultados permitem classificar as 66 microrregiões mineiras em 4 grupos distintos, nomeadamente: regiões criadoras de conhecimento, regiões urbanas demandantes, regiões rurais com potencial para desenvolvimento e regiões subdesenvolvidas industrialmente. É possível perceber que as microrregiões do estado de Minas Gerais divergem em suas capacidades de criação de conhecimento e em suas estruturas urbanas e industriais. Tal conclusão corrobora a visão corrente de que o cenário inovativo mineiro é desigual e subdesenvolvido tal qual o cenário nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Livia Gonçalves Montenegro, Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ CEDEPLAR

Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2005), Mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008) e Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016). É Professora Adjunta da Faculdade de Economia da UFJF e atua como professora do corpo permamente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFJF. Foi professora do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT), da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Foi pesquisadora visitante na Università di Bologna (Unibo) - Dipartimento di Scienze Economiche (DSE) - Itália. Possui experiência em Economia Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento Econômico e Regional, Inovação Ambiental, Sistemas de Inovação, Economia Industrial e Economia da Ciência e Tecnologia. Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), Membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), Pesquisadora do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF) e do Grupo de Estudos em Resiliência Econômica Regional (ResiliRE) . Email: rosa.livia@ufjf.br

Eduardo Gonçalves, ufjf

Doutor em Economia Regional e Urbana (2007) e Mestre em Economia (1998) pelo CEDEPLAR/UFMG. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde leciona desde 2000. É responsável pela disciplinas Economia da Tecnologia e História do Pensamento Econômico na graduação. Na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), leciona Economia da Tecnologia. Pesquisa nas áreas de Economia da Tecnologia e Economia Regional e Urbana, particularmente nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Transbordamentos tecnológicos; 2) Inovação regional; 3) Redes de invenção; 4) Determinantes e efeitos da inovação.

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

RODRIGUES, L. .; MONTENEGRO, R. L. G.; GONÇALVES, E. . Sistema Regional de Inovação: Uma análise sobre as configurações científicas e tecnológicas de Minas Gerais. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 25–55, 2026. DOI: 10.54766/rberu.v20i1.1189. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1189. Acesso em: 22 jan. 2026.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)