EFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE POR ESCOLA NO RIO GRANDE DO SUL UTILIZANDO O MÉTODO DEA EM DOIS ESTÁGIOS

Autores

  • Gustavo Saraiva Frio Doutorando em Economia pelo PPGE/PUCRS
  • Adelar Fochezatto PUCRS
  • Lívia Madeira Triaca Doutoranda em Economia pelo PPGE/PUCRS
  • Eduardo Schirmer Finn Acadêmico no curso de Ciências Econômicas da PUCRS, Bolsista de Iniciação Científica
  • Jacó Braatz Doutorando em Economia pelo PPGE/PUCRS

Resumo

A educação é considerada uma variável chave para explicar o crescimento econômico de países e regiões. Dada a sua relevância para a sociedade, os governos têm destinado parcelas significativas de recursos públicos a essa função. No entanto, os recursos públicos são limitados e devem atender a outras áreas, como a saúde e a segurança. Por isso, é fundamental que se avalie a eficiência desses gastos em termos dos resultados que se esperam deles. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência técnica relativa das escolas públicas de ensino básico do Rio Grande do Sul. Para isto, é aplicado o método DEA em dois estágios proposto por Simar e Wilson (2007). No primeiro estágio, são definidos os escores de eficiência de forma não paramétrica e, no segundo, são identificados os determinantes da eficiência através de um modelo de regressão truncada. Os resultados revelam que há um número relativamente pequeno de escolas eficientes e que a desigualdade de renda do município é um determinante negativo da eficiência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Saraiva Frio, Doutorando em Economia pelo PPGE/PUCRS

Doutorando em Economia pelo PPGE/PUCRS

Adelar Fochezatto, PUCRS

Doutor em Economia. Professor Titular da PUCRS

Lívia Madeira Triaca, Doutoranda em Economia pelo PPGE/PUCRS

Professora Assistente da Universidade Federal de Rio Grande. Doutoranda em Economia pelo PPGE/PUCRS

Eduardo Schirmer Finn, Acadêmico no curso de Ciências Econômicas da PUCRS, Bolsista de Iniciação Científica

Acadêmico no curso de Ciências Econômicas da PUCRS, Bolsista de Iniciação Científica

Jacó Braatz, Doutorando em Economia pelo PPGE/PUCRS

Doutorando em Economia pelo PPGE/PUCRS. Auditor-Fiscal da Sefaz/RS

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

FRIO, G. S.; FOCHEZATTO, A.; TRIACA, L. M.; FINN, E. S.; BRAATZ, J. EFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE POR ESCOLA NO RIO GRANDE DO SUL UTILIZANDO O MÉTODO DEA EM DOIS ESTÁGIOS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 74–89, 2018. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/251. Acesso em: 23 nov. 2024.
Share |