Uma Análise Multinível dos Determinantes do Abandono Escolar para os Municípios Alagoanos no Ano de 2019

Autores

  • Silvia Cardoso Universidade Federal de Alagoas
  • Keuler Hissa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v18i1.1050

Palavras-chave:

Abandono escolar, Logit Multinível, Alagoas

Resumo

O estudo pretende analisar os determinantes do abandono escolar no estado de Alagoas para os alunos do ensino fundamental e médio. Neste sentido, foram utilizados dados do Censo Escolar referentes à situação dos alunos, obtidos por meio de solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para o ano de 2019. Para a estratégia empírica, foi escolhido o Modelo Logístico Multinível. Os resultados mostraram que fatores como as características dos alunos, das turmas e das escolas nas quais estão inseridos, além da região onde estudam, são determinantes para a decisão dos alunos de abandonarem a escola. No ensino médio, as variáveis que se destacaram como mais relevantes para a chance de abandono foram idade, raça, série, turno, tipo de escola e local de estudo.

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

CARDOSO FERREIRA, S.; HISSA TEIXEIRA, K. Uma Análise Multinível dos Determinantes do Abandono Escolar para os Municípios Alagoanos no Ano de 2019. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.54766/rberu.v18i1.1050. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1050. Acesso em: 14 ago. 2024.
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