Uma análise multinível dos determinantes do abandono escolar para os municípios alagoanos no ano de 2019
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v18i1.1050Palavras-chave:
Abandono escolar, Logit Multinível, AlagoasResumo
O estudo pretende analisar os determinantes do abandono escolar no estado de Alagoas para os alunos do ensino fundamental e médio. Neste sentido, foram utilizados dados do Censo Escolar referentes à situação dos alunos, obtidos por meio de solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para o ano de 2019. Para a estratégia empírica, foi escolhido o Modelo Logístico Multinível. Os resultados mostraram que fatores como as características dos alunos, das turmas e das escolas nas quais estão inseridos, além da região onde estudam, são determinantes para a decisão dos alunos de abandonarem a escola. No ensino médio, as variáveis que se destacaram como mais relevantes para a chance de abandono foram idade, raça, série, turno, tipo de escola e local de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ABER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.