Geração "nem-nem" na pandemia de COVID-19: Uma abordagem com regressões logísticas

Autores

  • Amarildo de Paula Junior Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Bruno Wroblevski Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v16i2.839

Palavras-chave:

Jovens, Mercado de trabalho, Pandemia, PNAD COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 acarretou amplas mudanças na economia brasileira e, dentre os impactos negativos no mercado de trabalho, pode-se citar o crescimento da parcela de jovens que não estudam e nem trabalham, condição conhecida como jovem “nem-nem”. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar quais fatores discutidos pela literatura afetam a condição “nemnem” dos indivíduos jovens durante o cenário pandêmico. Para isso, foram aplicadas regressões logísticas binomiais e multinomiais nos dados referentes ao ano de 2020 da PNAD COVID-19. Os resultados encontrados por meio do Logit Binomial indicam que fatores familiares e de habilidade afetam negativamente a posição do jovem brasileiro como um “nem-nem”. Por outro lado, fatores pessoais, como a idade do jovem, e fatores relacionados à benefícios sociais influenciam positivamente o jovem brasileiro a ter um status “nem-nem”. Em relação aos resultados obtidos por meio do Logit Multinomial, verifica-se que ser da região Norte ou Nordeste eleva a chance de o jovem não estudar e também estar na condição de desemprego em comparação à região Sudeste. Mas ocorre o inverso quando se considera o jovem que não estuda e está desalentado.

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Biografia do Autor

Amarildo de Paula Junior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Economia pela Universidade Estadual de Maringá

Bruno Wroblevski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Economia pela Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

PAULA JUNIOR, A. de; WROBLEVSKI, B. Geração "nem-nem" na pandemia de COVID-19: Uma abordagem com regressões logísticas. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 263–281, 2023. DOI: 10.54766/rberu.v16i2.839. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/839. Acesso em: 22 dez. 2024.
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