UMA ANÁLISE ESPACIAL DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO PARANÁ PARA OS ANOS 2000 e 2004

Autores

  • Marcela Nogueira Ferrario Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (ESALQ/USP) Mestre em economia pela Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM)
  • Ana Aracelly Lima Santos Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM) Professora da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena (AJES)
  • Jose Luiz Parre Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PCE/UEM)
  • Ricardo L. Lopes Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PCE/UEM)

Resumo

Este trabalho testa empiricamente o crescimento econômico espacial
dos municípios do Estado do Paraná para os anos de 2000 e 2004, levando-se em consideração as variáveis: PIB, consumo de energia elétrica, número de matrículas no nível médio e superior, população e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para análise dos dados usou-se a econometria espacial, observando-se a dependência e a heterogeneidade espaciais, bem como o modelo de regressão com defasagem espacial. Utilizou-se a análise exploratória de dados espaciais, por meio da estatística I de Moran e da análise de identificação de clusters. Os resultados revelaram tanto a existência de clusters do tipo alto-alto como a do tipo baixo-baixo, apontando autocorrelação espacial positiva do crescimento econômico dos municípios paranaenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-06

Como Citar

FERRARIO, M. N.; SANTOS, A. A. L.; PARRE, J. L.; LOPES, R. L. UMA ANÁLISE ESPACIAL DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO PARANÁ PARA OS ANOS 2000 e 2004. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/32. Acesso em: 26 abr. 2024.
Share |