UMA ANÁLISE ESPACIAL DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO PARANÁ PARA OS ANOS 2000 e 2004
Abstract
Este trabalho testa empiricamente o crescimento econômico espacialdos municípios do Estado do Paraná para os anos de 2000 e 2004, levando-se em consideração as variáveis: PIB, consumo de energia elétrica, número de matrículas no nível médio e superior, população e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para análise dos dados usou-se a econometria espacial, observando-se a dependência e a heterogeneidade espaciais, bem como o modelo de regressão com defasagem espacial. Utilizou-se a análise exploratória de dados espaciais, por meio da estatística I de Moran e da análise de identificação de clusters. Os resultados revelaram tanto a existência de clusters do tipo alto-alto como a do tipo baixo-baixo, apontando autocorrelação espacial positiva do crescimento econômico dos municípios paranaenses.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-06
How to Cite
FERRARIO, M. N.; SANTOS, A. A. L.; PARRE, J. L.; LOPES, R. L. UMA ANÁLISE ESPACIAL DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO PARANÁ PARA OS ANOS 2000 e 2004. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/32. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.