UMA ANÁLISE ESPACIAL DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO PARANÁ PARA OS ANOS 2000 e 2004
Resumo
Este trabalho testa empiricamente o crescimento econômico espacialdos municípios do Estado do Paraná para os anos de 2000 e 2004, levando-se em consideração as variáveis: PIB, consumo de energia elétrica, número de matrículas no nível médio e superior, população e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para análise dos dados usou-se a econometria espacial, observando-se a dependência e a heterogeneidade espaciais, bem como o modelo de regressão com defasagem espacial. Utilizou-se a análise exploratória de dados espaciais, por meio da estatística I de Moran e da análise de identificação de clusters. Os resultados revelaram tanto a existência de clusters do tipo alto-alto como a do tipo baixo-baixo, apontando autocorrelação espacial positiva do crescimento econômico dos municípios paranaenses.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-06
Como Citar
FERRARIO, M. N.; SANTOS, A. A. L.; PARRE, J. L.; LOPES, R. L. UMA ANÁLISE ESPACIAL DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO PARANÁ PARA OS ANOS 2000 e 2004. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/32. Acesso em: 27 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.