Suicídio no Brasil: Uma Análise Espacial dos Determinantes Socioeconômicos e Climáticos

Autores

  • Rafael de Sousa Araújo Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pernambuco (PIMES/UFPE)
  • Diego de Maria André Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v14i2.607

Palavras-chave:

Suicídio, Econometria espacial, Dados em painel

Resumo

Este estudo objetivou analisar as taxas de suicídios registradas nos municípios brasileiros nos anos de 2000 e de 2010, associando esse fenômeno a variáveis econômicas, meteorológicas e sociais. Para isso, utilizou-se de um painel espacial balanceado, bem como de outras ferramentas da econometria espacial. Verificou-se que o modelo espacial mais adequado seria o de defasagem espacial, SAR, evidenciando que a variável dependente é parcialmente determinada pelos valores dela mesma nos municípios vizinhos. No geral, constatou-se que existe efeito transbordamento do suicídio entre os municípios. Além disso, pode-se evidenciar que as variáveis taxa de envelhecimento, taxa de desemprego e temperatura média relacionam-se positivamente com a taxa de suicídios; por outro lado, a proporção de pessoas sem religião, a proporção de divórcios e o volume de chuvas relacionam-se negativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Sousa Araújo, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pernambuco (PIMES/UFPE)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pernambuco (PIMES/UFPE). É Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (DECON/UFPI). É membro pesquisador do Núcleo de Economia Aplicada e Conjuntura (NEAC/DEPEC-UFRN) e tem interesse na área de economia com ênfase em desenvolvimento econômico regional e políticas públicas, microeconomia, econometria, economia da saúde e economia do crime.

Diego de Maria André, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará - CAEN/UFC;

Professor adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

ARAÚJO, R. de S.; ANDRÉ, D. de M. Suicídio no Brasil: Uma Análise Espacial dos Determinantes Socioeconômicos e Climáticos. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 362–391, 2020. DOI: 10.54766/rberu.v14i2.607. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/607. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |