MULTIPLICADORES DE IMPORTAÇÃO DOS PRODUTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO PARA OS ANOS 2000 E 2009
Abstract
O objetivo deste trabalho é estimar e comparar os multiplicadores de importação dos produtos das matrizes brasileiras, sob as ópticas primária, secundária e terciária, para os anos de 2000 e 2009. Para tanto, foi realizada uma breve análise das importações brasileiras entre os anos analisados. O trabalho utilizou-se da ferramenta de insumo-produto (produto por produto), a partir das pesquisas de Guilhoto e Sesso Filho (2005), para estimar os multiplicadores de importação com base nos dados disponíveis em NEREUS (2015). Estes foram classificados por grupos setoriais: primário, secundário e terciário. Os principais resultados da pesquisa apontam uma diminuição dos multiplicadores de importação dos produtos que compõem o setor primário (-2%) e terciário (-4%), porém, os multiplicadores de importação para os produtos que compõem o setor secundário obtiveram aumento (9%).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.