Reforma Tributária e Distribuição de Renda no Brasil: Uma Abordagem de Equilíbrio Geral Computável

Autores

  • Mariana Catharin Velludo Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).
  • Vinicius de Almeida Vale Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR) e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (NEDUR/UFPR). https://orcid.org/0000-0001-5869-9860

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v15i4.920

Palavras-chave:

Sistema tributário, Desigualdade e distribuição de renda, Equilíbrio Geral Computável

Resumo

Dado o recente debate a respeito da necessidade de uma reforma do sistema tributário brasileiro, este artigo teve como objetivo avaliar os potenciais impactos econômicos e distributivos de duas reformas tributárias. Para cumprir esse propósito, utilizou-se um modelo de Equilíbrio Geral Computável estático para a economia brasileira. Foram realizadas duas simulações. A primeira consistiu na substituição de parte dos tributos indiretos por um imposto do tipo IVA. A segunda considerou a mesma união dos tributos indiretos, mas com uma alíquota IVA inferior, concomitantemente à retomada da tributação de lucros e dividendos. Os resultados de ambas foram positivos sobre PIB, consumo das famílias, investimento, exportações e salário real, principalmente no longo prazo. Além disso, ambas implicaram em queda na desigualdade e na concentração de renda. Entretanto, o segundo cenário apresentou melhoras mais expressivas nesse quesito. Portanto, evidencia-se a possibilidade uma reforma tributária que melhore a eficiência econômica e gere distribuição de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Catharin Velludo, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).

Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR). E-mail:
mari.catharinv@gmail.com

Vinicius de Almeida Vale, Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR) e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (NEDUR/UFPR).

Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR) e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (NEDUR/UFPR). E-mail: vinicius.a.vale@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

CATHARIN VELLUDO, M.; VALE, V. de A. Reforma Tributária e Distribuição de Renda no Brasil: Uma Abordagem de Equilíbrio Geral Computável. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 656–689, 2022. DOI: 10.54766/rberu.v15i4.920. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/920. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |