Análise Espacial do Desenvolvimento Rural da Mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Fernanda Cigainski Lisbinski UFSM
  • Ronaldo Torres Universidade Federal de Pelotas
  • Angel Maitê Bobato Esalq/USP
  • Évilly Carine Dias Bezerra UFSM
  • Clailton Ataídes de Freitas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v14i1.604

Palavras-chave:

Agricultura, Desenvolvimento rural, Noroeste Rio-Grandense

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em criar um Índice de Desenvolvimento Rural Municipal (IDRM) e verificar a distribuição espacial desse índice na mesorregião Noroeste Rio-Grandense. Para isso, utiliza-se a análise fatorial visando à identificação dos fatores comuns associados ao grau de desenvolvimento rural nos 216 municípios que compõem a mesorregião estudada, bem como a análise exploratória de dados espaciais (AEDE). Como principais resultados, observou-se que o município de Palmeira das Missões possui o maior IDRM, enquanto São José do Herval possui o menor IDRM. Além disso, é possível observar que os municípios que pertencem à microrregião de Frederico Westphalen são os que apresentam os menores índices, enquanto os municípios situados na região centro-sul são os que possuem os índices mais elevados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cigainski Lisbinski, UFSM

Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada - URI/CAmpus Frederico Westphalen e Bacharel em Administração pela Univrsidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Ronaldo Torres, Universidade Federal de Pelotas

Economista formado pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestrando em Economia pela UFPEL - Universidade Federal de Pelotas.

Angel Maitê Bobato, Esalq/USP

Economista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR; Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutoranda em Economia pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP.

Évilly Carine Dias Bezerra, UFSM

Economista formada pela Universidade Federal do Piauí; Mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria.

Clailton Ataídes de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP e Pós-Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor do mestrado em economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-02-20

Como Citar

LISBINSKI, F. C. .; TORRES, R. .; BOBATO, A. M. .; BEZERRA, Évilly C. D. .; FREITAS, C. . A. de . Análise Espacial do Desenvolvimento Rural da Mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 79–101, 2020. DOI: 10.54766/rberu.v14i1.604. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/604. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |