Acessibilidade espacial ao emprego como determinante da participação, empregabilidade e informalidade: Um estudo empírico para a Região Metropolitana do Recife

Autores

  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-2706-1001
  • Leandro Batista Duarte Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Raul da Mota Silveira Neto Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v16i2.850

Palavras-chave:

Economia Urbana, Mismatch Espacial, Região Metropolitana de Recife

Resumo

A Região Metropolitana de Recife (RMR) é um centro urbano marcado por altas taxas de tempo de commuting, informalidade e desigualdade na inserção no mercado de trabalho. Este estudo fornece evidências a respeito da importância da desconexão espacial entre os trabalhadores e as oportunidades de trabalho da região ao medir o impacto da acessibilidade física sobre a inserção dos agentes econômicos no mercado, mais especificamente sobre as probabilidades de um agente participar do mercado, estar desempregado e estar na informalidade. Obtidos a partir da utilização das Áreas Espaciais de Ponderações do Censo Demográfico de 2010 e centros de empregos da RMR identificados a partir da RAIS 2010 e do uso de um Modelo de Probabilidade Linear com varável instrumental (MPL-IV), os resultados apontam que, para os residentes da região, a acessibilidade possui um impacto positivo na probabilidade de participação do mercado e negativo na probabilidade de se estar empregado informalmente, mas não indicam efeito sobre a probabilidade de se estar desempregado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Batista Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas DCIS/UEFS.

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Raul da Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor associado do Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo. Graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

LOPES DE SOUZA, A.; BATISTA DUARTE, L.; DA MOTA SILVEIRA NETO, R. Acessibilidade espacial ao emprego como determinante da participação, empregabilidade e informalidade: Um estudo empírico para a Região Metropolitana do Recife. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 184–213, 2023. DOI: 10.54766/rberu.v16i2.850. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/850. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |