Uma Análise Espacial da Relação Entre Saneamento Básico e Educação nos Municípios Brasileiros

Autores

  • Luiza Lins Bellon Bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Ana Carolina da Cruz Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta do Instituto de Economia (IE/UFRJ). https://orcid.org/0000-0003-4956-8759

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v15i4.903

Palavras-chave:

Saneamento básico, Educação, Análise espacial

Resumo

Este trabalho utiliza dados de 2017 do Inep, SNIS, PNSB, IBGE e RAIS para investigar a associação entre a cobertura de esgoto municipal e indicadores educacionais – a taxa de distorção idade-série e a nota padronizada do Saeb – sob uma perspectiva espacial. A análise exploratória de dados espaciais identificou dependência espacial positiva para as variáveis de interesse e para os resíduos das regressões por MQO. Os critérios de informação e razão de verossimilhança indicaram o Modelo do Erro Espacial de Durbin (SDEM) para os modelos econométricos. No caso do Saeb, não foi identificada significância da variável contínua local ou defasada da cobertura de esgoto, embora a presença de esgotamento (mesmo que insuficiente) esteja associada a um aumento do desempenho no Saeb. Nas cidades onde há infraestrutura, a ampliação do serviço está relacionada a uma redução de 0.017% da distorção idade-série, e a diminuição alcança 0.043% quando se expande a cobertura de municípios vizinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Lins Bellon, Bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ana Carolina da Cruz Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta do Instituto de Economia (IE/UFRJ).

Professora adjunta dos programas de Graduação e Pós-graduação em Economia da UFRJ. Doutora em Economia (Cedeplar/UFMG).

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

LINS BELLON, L.; DA CRUZ LIMA, A. C. Uma Análise Espacial da Relação Entre Saneamento Básico e Educação nos Municípios Brasileiros. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 629–655, 2022. DOI: 10.54766/rberu.v15i4.903. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/903. Acesso em: 5 dez. 2022.
Share |