Uma Proposta de Índice de Infraestrutura da Saúde para Minas Gerais

Autores

  • Dryelli Jales Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Suzana Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0002-8080-1486

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v15i4.912

Palavras-chave:

Índice de Infraestrutura de Saúde (IIS), Covid-19, Análise Fatorial Exploratória

Resumo

A capacidade de atendimento do sistema de saúde tornou-se uma das maiores preocupações desde o início da pandemia do Covid-19, face à maior demanda de pessoas que buscam atendimento e tratamento para esta doença. Dessa forma, o objetivo desse trabalho fundamenta-se na criação do Índice de Infraestrutura de Saúde (IIS) para os 854 municípios de Minas Gerais a partir de técnicas de análise fatorial além de realizar uma verificação da distribuição espacial dos IIS no Estado. Os dados foram obtidos no DATASUS e no Portal da Transparência de Minas Gerais, ambos para o ano de 2020. Os resultados apontam para a cidade de Belo Horizonte como referência em infraestrutura no Estado. Contudo verifica-se a presença de municípios menores, mais isolados e com população reduzida com alto nível de IIS, atribuída muitas vezes à efetividade da estrutura de atenção básica e da saúde da família, de alta cobertura nesses locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Suzana Quinet de Andrade Bastos é Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo do desenvolvimento econômico, com especial interesse nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economia da Saúde, Demografia Econômica, Economia Institucional, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa LATES - Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais, UFJF/CNPq

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

JALES , D.; BASTOS, S. . Uma Proposta de Índice de Infraestrutura da Saúde para Minas Gerais. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 607–628, 2022. DOI: 10.54766/rberu.v15i4.912. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/912. Acesso em: 5 dez. 2022.
Share |