Efeitos do metrô sobre a especialização setorial e funcional na área urbana de Salvador

Autores

  • Thiago de Jesus Rodrigues Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Metrô, Economia urbana, Regressão logística, Salvador

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar o efeito do sistema de transporte metroviário da cidade de Salvador-BA sobre a criação de estabelecimentos e a especialização setorial e funcional nas áreas que circunscrevem a localização das estações da linha 1. A literatura aponta que a localização dos estabelecimentos tem relação direta com a eficiência do sistema de transporte. A hipótese levantada no presente trabalho é que esta linha alterou positivamente a economia urbana e o respectivo equilíbrio espacial da cidade. A Teoria Econômica Urbana aponta que em um ambiente de concorrência imperfeita, as externalidades de aglomeração podem ser causadas por melhorias de transporte se estas causarem co-localização das firmas. Empregaram-se os métodos de regressão logística, poisson e diferenças em diferenças para verificar a variação na dinâmica setorial dos estabelecimentos nas proximidades das estações de metrô da linha 1. A base de dados utilizada foi proveniente dos microdados georreferenciados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados mostram que houve o aumento no número de abertura dos estabelecimentos bem como especialização de atividades. Observou-se também a atratividade na região do centro histórico de Salvador.

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Biografia do Autor

Thiago de Jesus Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Economia pela UFBA. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2020-10-06

Como Citar

RODRIGUES, T. de J. Efeitos do metrô sobre a especialização setorial e funcional na área urbana de Salvador. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 465–486, 2020. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/563. Acesso em: 15 out. 2024.
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