Efeitos do metrô sobre a especialização setorial e funcional na área urbana de Salvador

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Thiago de Jesus Rodrigues

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar o efeito do sistema de transporte metroviário da cidade de Salvador-BA sobre a criação de estabelecimentos e a especialização setorial e funcional nas áreas que circunscrevem a localização das estações da linha 1. A literatura aponta que a localização dos estabelecimentos tem relação direta com a eficiência do sistema de transporte. A hipótese levantada no presente trabalho é que esta linha alterou positivamente a economia urbana e o respectivo equilíbrio espacial da cidade. A Teoria Econômica Urbana aponta que em um ambiente de concorrência imperfeita, as externalidades de aglomeração podem ser causadas por melhorias de transporte se estas causarem co-localização das firmas. Empregaram-se os métodos de regressão logística, poisson e diferenças em diferenças para verificar a variação na dinâmica setorial dos estabelecimentos nas proximidades das estações de metrô da linha 1. A base de dados utilizada foi proveniente dos microdados georreferenciados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados mostram que houve o aumento no número de abertura dos estabelecimentos bem como especialização de atividades. Observou-se também a atratividade na região do centro histórico de Salvador.

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Como Citar
RODRIGUES, T. DE J. Efeitos do metrô sobre a especialização setorial e funcional na área urbana de Salvador. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, v. 13, n. 4, p. 465-486, 6 out. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago de Jesus Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Economia pela UFBA. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia.