Colombian agricultural sector and armed conflict (2007 - 2022): An empirical analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v19i1.1012

Palavras-chave:

Produção agrícola, Conflito armado, Violência, Institucionalidade

Resumo

Este artigo propõe empiricamente um modelo de dados de painel desequilibrado de efeitos aleatórios para o total de municípios da Colômbia em um período entre 2007 e 2022, que analisa o impacto do conflito armado sobre a produção agrícola, controlando por municípios ZOMAC, acordo pós-paz e área semeada. Os resultados mostram que a produção é afetada negativamente por 0,008% para cada 1% de vítimas adicionais de conflito nos municípios a cada ano; a análise é realizada ciclo de culturas, onde as culturas transitórias são os mais afetados em face do conflito. Por outro lado, o modelo econométrico inclui o parâmetro Differences-in-Differences para estimar o efeito pós-acordos, entre o Estado colombiano e as FARC, na produção agrícola. Os resultados mostram que, num cenário de paz, a produção agrícola cresce 0,07% ao ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Andrés Mosquera, Universidad del Valle

Pesquisador socioeconômico. Economista pela Universidade de Cauca, Colômbia. Candidato a um mestrado em Economia Aplicada na Universidad del Valle, Colômbia.

Nadja Simone Menezes Nery de Oliveira, Universidad del Valle

Professora Assistente do Departamento de Economia & Integrante do Grupo de Investigación en Economía Regional y Ambiental – GERA, Universidad del Valle (Univalle), Cali, Colômbia

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Professor Associado do Curso de Economia, do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Toledo, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

MOSQUERA, D. A.; MENEZES NERY DE OLIVEIRA, N. S.; SHIKIDA, P. F. A. Colombian agricultural sector and armed conflict (2007 - 2022): An empirical analysis. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 24–40, 2025. DOI: 10.54766/rberu.v19i1.1012. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1012. Acesso em: 14 mar. 2025.
Share |