Desigualdade na distribuição do trabalho entre as famílias e vulnerabilidade à pobreza no Nordeste urbano

Autores

  • Eduarda da Silva Nascimento Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (PPGECON/UFPE). https://orcid.org/0000-0002-4749-5659
  • Danyella Juliana Martins de Brito Professora da UFPE/CAA e do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (PPGECON/UFPE). https://orcid.org/0000-0002-9630-2577

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v16i3.892

Palavras-chave:

Oferta de trabalho, Desigualdade, Família sem trabalho

Resumo

Esta pesquisa investiga o nível de polarização da oferta de trabalho familiar no Brasil urbano em 2018. Para isso, são utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), e computadas as taxas de famílias desocupadas observada e contrafactual para os estados brasileiros. Também foram estimados, através de um modelo logit multinomial, os fatores de risco individual de estar em um domicílio sem trabalho, na região Nordeste. Os resultados apontam que há uma maior concentração de famílias sem trabalho na região Nordeste do país. Ademais, essa mesma região também é a que apresenta os piores resultados de vulnerabilidade à pobreza e concentração de renda. Há indicativos de que os fatores de risco, que mais elevam as chances de um indivíduo viver em uma família sem trabalho, estão associados às elevadas razões de dependência domiciliar de crianças e de idosos e ao aspecto individual de idade mais avançada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda da Silva Nascimento, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (PPGECON/UFPE).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (PPGECON/UFPE).

Danyella Juliana Martins de Brito, Professora da UFPE/CAA e do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (PPGECON/UFPE).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (PPGECON/UFPE). Doutora em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR/UFMG). E-mail: danyella.brito@ufpe.br.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

NASCIMENTO, E. da S.; BRITO, D. J. M. de . Desigualdade na distribuição do trabalho entre as famílias e vulnerabilidade à pobreza no Nordeste urbano. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 363–386, 2023. DOI: 10.54766/rberu.v16i3.892. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/892. Acesso em: 22 maio. 2024.
Share |