Hedonic pricing model for ultra-high-temperature milk market in Juiz de Fora – Brazil
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v19i1.1121Palavras-chave:
Leite UHT, Teor de gordura do leite, Modelo de preços hedônicosResumo
A indústria de laticínios é uma das principais no setor brasileiro de alimentação e o leite UHT tem ganhado importância nas vendas de leite fluido, sendo comercializado com diferentes teores de gordura, adição de vitaminas e minerais e embalagem. Este estudo tem como objetivo estimar um modelo de preços hedônicos para o leite UHT no mercado de Juiz de Fora, Brasil, observando os prêmios associados às características da embalagem, à presença de nutrientes adicionados, ao teor de gordura, às redes de supermercados e à localização. Foram utilizados dados para o ano de 2016, que foram coletados em todos os supermercados do município. O modelo mais robusto revelou um prêmio de preço sobre o produto básico, com acréscimos de +0,44 R$/litro (+12,31%) para a tampa de rosca, +2,38 R$/litro (+51,88%) para o ferro, +0,89 R$/litro (+21,06%) para o cálcio, +2,10 R$/litro (+46,28%) para o atributo sem lactose, e +0,27 R$/litro (+7,22%) para o leite semidesnatado. Essas evidências podem ser de interesse para a indústria de laticínios, orientando estratégias de portfólio de produtos, considerações de participação de mercado e avaliações de rentabilidade.
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