Hedonic pricing model for ultra-high-temperature milk market in Juiz de Fora – Brazil

Autores

  • Weslem Rodrigues Faria Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Glauco Rodrigues Carvalho EMBRAPA
  • Juliana Mota Monteiro da Silva USP ESALQ
  • Guilherme Fonseca Travassos EMBRAPA

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v19i1.1121

Palavras-chave:

Leite UHT, Teor de gordura do leite, Modelo de preços hedônicos

Resumo

A indústria de laticínios é uma das principais no setor brasileiro de alimentação e o leite UHT tem ganhado importância nas vendas de leite fluido, sendo comercializado com diferentes teores de gordura, adição de vitaminas e minerais e embalagem. Este estudo tem como objetivo estimar um modelo de preços hedônicos para o leite UHT no mercado de Juiz de Fora, Brasil, observando os prêmios associados às características da embalagem, à presença de nutrientes adicionados, ao teor de gordura, às redes de supermercados e à localização. Foram utilizados dados para o ano de 2016, que foram coletados em todos os supermercados do município. O modelo mais robusto revelou um prêmio de preço sobre o produto básico, com acréscimos de +0,44 R$/litro (+12,31%) para a tampa de rosca, +2,38 R$/litro (+51,88%) para o ferro, +0,89 R$/litro (+21,06%) para o cálcio, +2,10 R$/litro (+46,28%) para o atributo sem lactose, e +0,27 R$/litro (+7,22%) para o leite semidesnatado. Essas evidências podem ser de interesse para a indústria de laticínios, orientando estratégias de portfólio de produtos, considerações de participação de mercado e avaliações de rentabilidade.

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Publicado

2025-03-12

Como Citar

FARIA, W. R.; RODRIGUES CARVALHO, G.; MOTA MONTEIRO DA SILVA, J.; FONSECA TRAVASSOS, G. Hedonic pricing model for ultra-high-temperature milk market in Juiz de Fora – Brazil. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 41–67, 2025. DOI: 10.54766/rberu.v19i1.1121. Disponível em: https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1121. Acesso em: 14 mar. 2025.
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